Contato | WhatsApp

(19) 99605-4528

Contato | WhatsApp
Orçamento

Os benefícios da Energia Solar

Nosso assunto da vez aqui no blog é a Energia Solar, um sistema que tem sido cada vez mais visado e usado no mundo inteiro. No Brasil, em 2017, duas grandes empreendedoras inauguraram usinas de energia fotovoltaica no Piauí e em Minas Gerais. O território brasileiro é conhecido por oferecer vantagens para a grande captação de luz solar usada para a energia elétrica.

A seguir, vamos explicar o que é exatamente a energia solar, como funciona e, principalmente, quais são os benefícios dela. Fora isso tudo, ainda selecionamos algumas dicas para você saber escolher o melhor painel solar e, claro, temos também algumas indicações de painel de energia solar da Statera Solar.

O que é energia solar?

A energia solar, basicamente, é uma forma de energia eletromagnética que funciona por meio da captação de luz e calor do sol. Um dos fatores mais importantes desse tipo de energia é que ela é limpa e infinita, ou seja, não libera resíduos poluentes durante os processos de produção e consumo, além disso, nunca acaba.

Como funciona?

A energia solar, para funcionar adequadamente, necessita de três fatores: radiação solar, painel de energia solar e conversor de energia. O processo de produção de energia solar funciona da seguinte forma: durante o dia todo (quando o tempo está aberto ou até mesmo nublado), os painéis solares captam toda a luz solar que gera energia. Depois, essa energia é transformada nos mesmos tipos da energia elétrica que utilizamos. Assim que é passada e modificada pelo conversor, já é possível usar a energia solar para dar funcionamento de aparelhos elétricos, como, por exemplo: chuveiros, computadores, máquinas de lavar, ventiladores e muito mais.

Quais os benefícios?

Como mencionamos anteriormente, a energia solar não causa impactos no meio ambiente, além disso, nunca tem fim. Diferente dos processos de energia hidroelétrica e termoelétrica a carvão (as mais comuns), a energia com painel solar não emite dióxido de carbono (CO2); dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NOx) – gases perigosos para o meio ambiente e para a saúde das pessoas.

E ainda há outras grandes vantagens da energia solar. Ela não precisa de áreas enormes, como as hidroelétricas, por exemplo. E, no Brasil, a energia solar funciona ainda melhor, já que o nosso país fica localizado perto da linha do Equador, assim, possui muitas áreas com forte incidência solar. Aliás, o nordeste brasileiro é considerado como uma parte geográfica bastante interessante para captação e produção de energia proveniente do sol, pois a região tem muita incidência solar. Vale frisar também que, mesmo nos dias nublados, o painel de energia solar consegue captar luz o suficiente para alimentar aparelhos elétricos. Sem contar que também é possível armazenar a energia quando sobra.

Como escolher o painel de energia solar?

O primeiro ponto que você deve estar atento (a) é em relação à garantia de qualidade do painel de energia solar. Isso significa que é imprescindível verificar se o fabricante possui selo de qualidade, além disso, se oferece assistência caso o painel apresente defeitos.

Procure escolher painéis solares que possam ser parafusados no telhado, isso garante que o equipamento ficará sempre muito bem fixo, sem o risco de danificar e parar de funcionar. A estética também é um fator bastante importante, por isso, dê preferência a painéis com visual uniforme e cores escuras (azul, preto ou prata).

E é claro que fazer o cálculo do custo benefício do painel de energia solar também ajuda na escolha do produto certo. A funcionalidade excelente dos painéis é calculada por meio do número de Watts por M2 (quanto maior o valor, mais energia o sistema vai gerar para a sua casa ou empresa).

Painel de energia solar na Statera Solar

A Statera Solar também tem painéis de energia solar. Os painéis já vêm acompanhados de gerador de energia fotovoltaica. Todos os produtos são feitos sob encomenda, além disso, apresentam extrema qualidade. Sobre os valores exatos de energia gerada, dependendo da região do país, o valor de Watts gerado por M² podem chegar até 5,60 (o que corresponde a 109 KW/h por mês). É muito mais economia para a sua casa ou empresa – geração de energia fotovoltaica sem agredir o meio ambiente e ainda sem oscilações ou interrompimento repentino de energia.

One Comment

  • Patrícia de Fátima Aquino

    O sol é uma fonte de energia limpa e renovável, ou seja: a geração de energia solar não está associada à emissão de poluentes. Além de trazer uma economia muito considerável financeiramente, também traz os benefícios sustentáveis.

    Responder

Leave a Comment

nove − seis =