Contato | WhatsApp

(19) 99605-4528

Contato | WhatsApp
Orçamento

Escritórios

In Escritórios

A utilização da energia solar para a produção de eletricidade encontra-se em constante ampliação na matriz energética global. Isso porque essa é considerada uma forma ambientalmente limpa de geração de energia em função do fato de ela não emitir poluentes na atmosfera.

O escritório de advocacia dos advogados associados Enio Basso e Fabiano Valandro optou por fazer um investimento em energia solar ainda no ano de 2015 e o custo de energia reduziu em média 90%.

Enio Basso, advogado chapecoense falou sobre sua satisfação em ter adquirido um sistema fotovoltaico.

Tenho um escritório de advocacia juntamente com o meu sócio Fabiano Valandro. Optamos pela energia fotovoltaica, em virtude da dificuldade que o nosso escritório estava enfrentando com os altos custos de energia elétrica que o governo estava nos impondo, e também, é claro, pelo fato de ser uma energia limpa, que não agride o nosso meio ambiente. Hoje, mais de um ano com o sistema instalado, pagamos somente a taxa mínima imposta pela concessionária, e ainda sobram créditos, cujo quais, podemos utiliza-los em nossa residência. Enfim, temos o sistema fotovoltaico, como um investimento, ou seja, não jogamos mais dinheiro fora, com o pagamento da energia mensal para as concessionárias/governo. Hoje, nós é quem vendemos energia para eles – relatou Basso.

Outros motivos ainda viabilizam este tipo de instalação:

  • Valoriza o imóvel, pois a residência irá produzir a sua própria energia.
  • Energia solar rende mais do que a poupança. A energia solar rende em média 10 á 18% ao ano enquanto a poupança em média 8% ao ano.
  • Essa energia ocupa pouco espaço, geralmente instalada em telhados da própria residência.
  • Baixa necessidade de manutenção, pois o material utilizado nas placas solares é de alta qualidade e resistência.
  • Considerada renovável e de graça pois a matriz energética é o sol.
  • Em países tropicais como o Brasil, a energia solar é viável em todo o território.
  • Contribui para o crescimento econômico regional.

Valor da fatura ainda poderá ser menor

O valor da fatura pode cair ainda mais. Isso porque se encontra em aprovação no estado de Santa Catarina um projeto de lei que prevê isenção de ICMS nas faturas de energia de consumidores que aderem ao sistema de micro e minigeração com fontes renováveis. Mais de 50% dos estados brasileiros já aderiram a esse convênio de isenção, que foi viabilizado através do Confaz.

Para 2018, o Google anunciou que 100% da energia utilizada em suas operações será renovável. A empresa investe há algum tempo em projetos utilizando a energia solar e eólica, desde 2010. A meta para o ano que vem é ter energia renovável suficiente para cobrir tudo que é usado tanto em seus escritórios quanto em seus data-centers.

O comunicado do Google afirma que atualmente, a empresa é a que mais compra energia renovável no mundo. Segundo o anúncio, ela é responsável pela geração de mais de 2,6 GW (gigawatts) de energia no mundo todo. Cada gigawatt de energia é suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica.

Um dos principais motivos dessa iniciativa tomada pela empresa Google foi a queda de preço de 60 a 80% nas energias renováveis. Os investimentos em infraestrutura de energia da empresa totalizaram mais de US$ 3,5 bilhões no mundo, o que fez a empresa se tornar atualmente a maior compradora de energia limpa do mundo.

Com os três novos contratos, em Dakota do Sul, Iowa e Oklahoma (Estados Unidos) será somado a infraestrutura da companhia 535 megawatts, permitindo que o Google monte uma rede limpa de mais de 3 gigawatts, sendo assim, o total será suficiente para abastecer a operação atual e também futuros projetos estão por vim.

As fontes renováveis têm o grande benefício de não serem poluentes ou emitir gases de efeito estufa. Para o Google, a energia solar fotovoltaica, por ser renovável, passa por menores mudanças inesperadas de preço, tornando este tipo de energia alternativa uma opção mais econômica do que as outras.

O Google analisou que nos últimos seis anos o preço da energia eólica caiu 60%, no mesmo período, a energia solar ficou 80% mais barata. As energias renováveis estão se tornando a opção de menor custo cada vez mais rápido e acessível. A empresa investir cada vez mais na produção de energia sustentável mundial, principalmente nas regiões onde seus data-centers estão instalados e onde a empresa possui grandes operações, como por exemplo, nos Estados Unidos, Chile e algumas cidades da Suécia.