Contato | WhatsApp

(19) 99605-4528

Contato | WhatsApp
Orçamento

Residências Clássicas

In Residenciais

Um sistema de energia solar é aquele que é capaz de converter os raios do sol em energia solar, o que pode ser útil para vários usos. Uma vez que toda a eletricidade que você recebe em casa é comercial, a instalação de um sistema de energia solar pode realmente ajudá-lo de várias maneiras.

Cerca de 65% de toda a eletricidade utilizada pela população é gerada por usinas térmicas. Essas fábricas queimam grandes quantidades de recursos naturais, como combustíveis fósseis, para gerar isso e assim prejudicar o meio ambiente e o ecossistema.

Um sistema de energia solar, por outro lado, gera eletricidade sem afetar nenhum recurso natural, pelo que é denominado como “energia renovável”. Muitos governos levaram as iniciativas a se tornar verdes, adotando a energia solar, mas grandes porções da população em quase todos os países não o fizeram.

Como tal, devido aos benefícios e vantagens de painéis solares e sistemas solares, muitos proprietários de casas devem optar por instalar um sistema de energia solar em suas casas e apartamentos.

Energia Solar Residencial no Brasil existe e é uma excelente alternativa ao modelo energético atual, beneficiando consumidores e o próprio sistema elétrico, geralmente sobrecarregado. A energia solar residencial no Brasil começou efetivamente a se desenvolver após a regulamentação normativa 482 de 2012 da ANEEL que possibilita fazer a “troca de energia” com a rede elétrica. Este sistema é conhecido como sistema de compensação de créditos de energia.

A energia gerada pelo painel solar passa por um inversor solar que alterna a corrente continua para alternada e, equaliza com a frequência da sua residência. (60Hz). Desta forma a energia solar esta agora igual a da rede elétrica.

A energia sai do inversor e é conectada na rede de energia da sua casa, normalmente o sistema é conectado no quadro de luz.

Essa energia vai sendo utilizada pelas luzes da casa, eletrodomésticos e tudo o que consome energia que esteja conectado na tomada. Se não tiver sol suficiente o resto da energia é fornecido pela Distribuidora de energia. (Você nem percebe a diferença!).

Se a sua casa gerar mais energia solar do que esta consumindo naquele momento a energia extra vai para a rede da distribuidora e gera um “crédito de energia” para você. (esse crédito tem 36 meses de validade e será usado automaticamente se você gerar menos energia do que esta consumindo. Ex: um dia de muita chuva).

Vantagens econômicas do sistema de energia solar

Ao instalar um painel solar com uma bateria ou várias unidades, você não está apenas gastando dinheiro em sua casa, mas fazendo um investimento inteligente. O sistema de energia solar que você instala em sua casa irá ajudá-lo nos próximos anos e diariamente. A eletricidade que é gerada por ele, pode reduzir a eletricidade total que sua casa consome. A energia solar valoriza a sua casa. Quem não gostaria de morar em uma casa com energia solar onde você praticamente não paga conta de luz?!

Ao usar energia solar para alimentar seus aparelhos e maquinarias leves, você renuncia a uma boa parte de suas necessidades de eletricidade total. Essa dependência reduzida da eletricidade fornecida pelo estado refletirá em suas contas de eletricidade, o que reduzirá os painéis mais solares que você usa.

Beneficios para o meio ambiente

Se você usa um inversor solar, suas ações têm um impacto direto no meio ambiente. Esse impacto é positivo, pois usando energia gerada por sistemas solares e reduzindo sua dependência, você reduz a demanda por eletricidade gerada por usinas de energia. Quanto mais as pessoas as utilizarem, será necessária menor eletricidade e, assim, combustíveis menores serão queimados para fazê-lo. O maior benefício da energia solar para residências é o fato de você reduzir o valor da conta de energia, podendo pagar apenas o mínimo exigido. Esse benefício e essa redução é proporcional a capacidade instalada de geração e isto será determinado pela quantidade de placas solares que você instalar. A redução na conta poderá ser de até 90%.

Como proprietário, você vai fazer um grande serviço para o país e a crise da poluição optando por buscar um sistema de energia solar para sua residência. Será profundamente benéfico para o meio ambiente, pois reduzirá sua pegada de carbono e promoverá a poupança.

Reduza sua dependência da infraestrutura terrestre

Uma das principais vantagens que muitos proprietários de casas modernas apreciarão se forem para sistemas de energia solar é a redução significativa da dependência; dependendo da eletricidade convencional para aquecer a água, acender luzes e ventilador, e outras instâncias desse tipo serão criticamente reduzidas. Dependendo dos preços dos painéis solares, você economizará muito em contas e manutenção.

Estas são, portanto, três vantagens amplas que você receberá enquanto você começar a usar sistemas de energia solar. A incorporação de energia solar e seu uso regular nas necessidades diárias de sua casa certamente serão altamente benéficas nos requisitos atuais e para todos os requisitos futuros.

Energia solar residencial acaba com o aumento da conta de luz. Fato, uma vez que você instalar energia solar na sua casa (gerador de energia solar residencial) nunca mais terá de se preocupar com o aumento da tarifa de energia.

Energia Solar Residencial é SUSTENTABILIDADE. Seus vizinhos saberão do seu compromisso com o meio ambiente e para com a sua comunidade local.

Energia solar não faz barulho. Você vai gerar a energia para a sua residência sem ter que ouvir quele barulho clássico dos geradores.

Instalação rápida. Em média, 1 dia a empresa consegue instalar energia solar na sua casa.

Quais equipamentos preciso adquirir para gerar energia solar residencial?

Para um sistema fotovoltaico padrão (conectado na rede elétrica da sua residência) você vai precisar de um Kit de Energia Solar residencial: painéis fotovoltaicos (placas solares), inversor solar, estrutura de fixação, cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica (eles devem aguentar o sol e chuva por 25 anos). Mas na prática, você terá que comprar o sistema fotovoltaico completo. O ideal é contar com um especialista em desenvolvimento do sistema e que também se responsabilize pela instalação, bem como a liberação e registro legal do seu sistema junto á distribuidora de energia elétrica; para que você esteja totalmente apto a receber os seus créditos de energia. É para isto a STATERA existe, nós podemos te ajudar.

A manutenção do sistema de energia solar residencial é alta?

Não, pelo contrário, muito baixa. Os painéis requerem uma limpeza básica com água a cada 6 meses (isso quando não chover ou for um lugar com muita poluição). Para o inversor solar será necessário substituir algumas peças depois de 5 ou 10 anos. No geral o sistema de energia solar para residências é feito para durar 25 anos com manutenção mínima.

Como funciona a energia solar residencial durante noite ou na chuva?

Não funciona a não ser que você tenha baterias para guardar energia durante o dia. Por isso que os sistemas fotovoltaicos são em 95% dos casos conectados na rede de sua casa. Durante o dia você gera energia elétrica solar além do que você precisa e joga o excedente na rede da distribuidora (Esse excedente vira créditos de energia). Durante a noite você usa a energia da rede da distribuidora e abate o seu consumo dos créditos de energia que você gerou durante o dia.

ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL É TUDO IGUAL?

A resposta é não. Antigamente, a energia solar residencial se limitava aos sistemas de aquecimento de água. Atualmente, no entanto, a modalidade mais comum de energia solar residencial é a que produz energia elétrica. Ao passo que os sistemas de aquecimento trazem uma economia de cerca de 30% na conta de energia do usuário, o sistema de energia solar residencial mais moderno, chamado sistema fotovoltaico, praticamente zera a nossa fatura.

COMO DIMENSIONAR O MEU SISTEMA FOTOVOLTAICO?

O dimensionamento de um sistema de energia solar residencial fotovoltaico depende quase que exclusivamente da cidade em que moramos e da nossa média de consumo de energia elétrica. Até por isso não poderia ser mais objetivo: definimos, em reais, quanta economia desejamos ter. Todo o trabalho, porém, pode deixar com a STATERA!

EM QUANTO TEMPO TEREI O RETORNO DO MEU INVESTIMENTO?

Quem investe em energia solar residencial seja para aquecimento de água ou para produzir a própria energia elétrica, geralmente recupera o montante investido entre 5 e 10 anos. Vale lembrar, entretanto, que em números absolutos, a economia de um sistema fotovoltaico acumulada ao longo de sua vida útil é consideravelmente maior.

E vamos além: por mais que um sistema de energia solar residencial se pague no médio ou longo prazo, os equipamentos gozam de durabilidade inquestionável. Se a garantia de eficiência de um painel da Statera Solar, tranquilamente se pode crer que teremos nosso sistema de geração própria funcionando por mais de 30 anos. É difícil encontrar equipamentos similares com tamanha durabilidade no mercado brasileiro.

Quem adota o uso de energia solar residencial não só opta por um investimento rentável, longínquo e seguro (ou por um acaso alguém se lembra do último dia em que o sol deixou de brilhar nos últimos 4,5 bilhões de anos?), como também fica imune a todos os futuros reajustes no preço da energia elétrica produzida nas usinas do País. Cobrem o quanto quiser pela eletricidade, se eu planto a alface no meu quintal, não pago para comer.