Contato | WhatsApp

(19) 99605-4528

Contato | WhatsApp
Orçamento

A Statera Solar sempre informa aos seus clientes que a manutenção no sistema de energia solar fotovoltaica é extremamente simples e de baixo custo, no entanto muito importante além do ganho que a manutenção adequada pode proporcionar.

O papel da manutenção é garantir que o sistema fotovoltaico continue gerando energia ao longo de toda a vida útil nos mesmos níveis de performance esperados durante a elaboração do projeto. Desta forma, o impacto da falta de manutenção é justamente a possibilidade de perda de performance, reduzindo a geração de energia e a consequente economia do consumidor.

Os painéis solares instalados no seu telhado ficam sujos principalmente por causa da poeira e da poluição. Em cidades como São Paulo, onde a poluição é significativa, os seus painéis podem ficar sujos em menos de 1 ano. A sujeira causada por pássaros é rara a não ser que você tenha muitas pombas e passarinhos por perto. Mas caso tenha muito “cocô-de-passarinho” depositado sobre as placas fotovoltaicas, a produção de energia solar de seu sistema pode sim ser impactada.

Dentre os procedimentos a serem realizados pelo proprietário do sistema, o principal é a simples limpeza dos módulos fotovoltaicos. A limpeza remove impurezas que podem se acumular nos módulos com o tempo, tais como poeira, folhas e fezes de pássaros.

Um dos efeitos da falta de limpeza que acentua a degradação dos módulos é conhecido como “hotspot”, que é o aquecimento excessivo de alguma(s) célula(s) do módulo. O aquecimento é causado pelo direcionamento de uma corrente elétrica excessiva para um determinado conjunto de células que esteja sendo sombreada, podendo causar, dentre outras consequências, a trinca do vidro módulo naquela área. Uma das principais causas dos “hotspots” é o depósito de fezes de pássaros.

Especialistas concordam que painéis solares sujos não produzem tanta energia quanto painéis limpos. Essa perda pode chegar até 25% em algums casos, de acordo com o laboratório de Energias Renováveis dos EUA (NREL). Empresas de energia solar relatam perdas de até 30% para alguns clientes que nunca limparam os seus painéis (é claro que são casos extremos, sem chuvas).

Paralelamente, além da acentuação da degradação anual dos módulos, a perda de performance momentânea causada pelo acúmulo de impurezas pode chegar a 15%. Desta maneira, por exemplo, um sistema mal cuidado que esteja gerando 400 kWh por mês poderia estar gerando na verdade 470 kWh.

Para proporcionar a tranquilidade de que seu sistema estará sempre produzindo energia com a melhor performance, a Statera Solar oferece os serviços de contratos de manutenção preventiva, com visitas periódicas de nossos especialistas para limpeza profissional dos painéis solares e verificações de qualidade do sistema.

Energia Solar: ANEEL

Energia_Solar_Aneel

Contato

Contato | WhatsApp

(19) 99605-4528

Email

contato@staterasolar.com.br